Provavelmente você já deve ter passado perto de alguém suado e tapou o nariz, não é? Já esperando aquele cheiro, o famoso “cêcê”. Mas você sabia que suor não tem cheiro? Verdade! O que deixa o mau odor são as bactérias que estão presentes na pele e provocam a bromidrose.
As famosas bactérias responsáveis pelo mau cheiro, vivem principalmente nas áreas mais úmidas e quentes da pele, como axilas e pés e assim que entram em contato com o suor começam a metabolizar alguns de seus componentes como ácidos graxos e proteínas.
Enquanto toda essa reação está ocorrendo, gases começam a ser liberados como o ácido isovalérico e o metanotiol gerando o cheiro desagradável que estava referido no começo do texto.
Mas calma! A bromidrose tem tratamento, para resolvê-lo é importante primeiro entender quais são suas causas.
Como funciona a bromidrose de fato?
Para você entender melhor, o mecanismo de transpiração do nosso corpo é controlado pelo nosso sistema nervoso é totalmente involuntário, ou seja, você não sua porque quer. Esse processo ocorre devido às nossas glândulas sudoríparas que estão presentes na pele e são divididas em dois grupos.
Écrinas
São encontradas em toda a superfície da pele e funcionam logo depois do nosso nascimento e liberam uma solução salina que é composta por 99% de água. Essas glândulas dão a sensação de umidade do suor, o que é fundamental para manter o corpo fresco e assim podermos controlar nossa temperatura.
Apócrinas
Começam a funcionar a partir da puberdade e agem quando sentimentos fortes emoções, lembram daquele suor nas mãos quando estamos prestes a ir para uma entrevista de emprego? Olha elas ali.
Essas glândulas produzem suor composto por proteínas, carboidratos e lipídios que por si só não possuem cheiro e aí é que vem o grande problema, a localização das Apócrinas é nas áreas das axilas e pés, que são consideradas regiões muito quentes, que recebem pouca luz e úmidas, gerando um ambiente favorável a proliferação de bactérias que são as famosas pela bromidrose, a reação metabólica que causa o mau odo.
Quais as causas para a bromidrose?
Voce realmente tem bromidrose? Faca o teste online gratuito. Clique aqui
Ainda a ciência não conseguiu identificar o que provoca o problema da bromidrose, mas já se sabe que alguns hábitos podem agravar o quadro. Por exemplo, consumo de alimentos mais condimentados como cebola, curry, alho e álcool podem influenciar na transpiração.
Alguns medicamentos, certos tecidos e a falta de higiene também já corroboram para a alteração de odores.
Como tratar?
Veja o tratamento completo, clique aqui
A bromidrose ainda não tem cura, mas tem controle se for feito um tratamento eficaz com o intuito de reduzir a proliferação de fungos e bactérias na pele que são responsáveis pelas fermentações que produzem o mau cheiro.
Algumas formas de tratamento, podem ser:
- Uso de desodorantes antitranspirantes e antiperspirantes: que possuem alumínio o que reduz a produção de suor e assim o mau cheiro;
- Uso de antibióticos em pomadas: indicado somente em último caso e com receita médica, já que propicia a resistência das bactérias ao medicamento, o que pode vir ser a longo prazo mais difícil de eliminá-las;
- Uso de sabonetes antissépticos ou antibacterianos: utilizado principalmente nas áreas do corpo onde o cheiro é mais forte.
- uso do BloqMax , uma linha desenvolvida para o controle da BROMIDROSE, que tem como base em sua composição a combinação de antisépticos específicos pra essa finalidade, por não se tratar de antibióticos não causa resistência bacteriana, Tem ação progressiva, podendo se notar a eficácia em até 89% dos casos leves e mais severos. seu uso é diário Os kits são compostos pelo desodorante intensive, creme noturno, sabonete em gel e o spray para chulé, pode ser associado ao uso de desodorantes comuns do dia caso você deseje uma fragrancia perfumada, pois o desodorante não tem cheiro.
- Em último caso, tratar o problema através de procedimento cirúrgico que podem diminuir o suor reduzindo o número de glândulas no corpo ou, mas tudo deve ser indicado por um cirurgião plástico e depois de todas as informações anteriores não terem surtido resultado. o custo de uma cirurgia para esse caso, varia entre 5.000 a 15.000 reais, e o seu resultado pode não ter 100% de eficácia, sendo necessário repetir o procedimento, e mesmo assim o mau odor voltar.
O que é possível fazer para manter a bromidrose sob controle?
Existem alguns detalhes que podem ser utilizados para controlar a bromidrose, de forma mais natural. Podemos citar:
- Secar bem a pele após o banho, especialmente entre os dedos e debaixo das dobras de pele;
- Remover os pelos das regiões como axilas e virilhas, pois são responsáveis por acumular sujeira e suor e reter fungos e bactérias;
- Trocar diariamente as meias e a roupa interior;
- Usar calçados abertos, sempre que possível;
- Lavar a pele diariamente, ensaboando bem a região dos pés, axilas ou virilhas com sabonetes antisépticos;
- Sempre lavar bem as roupas usando produtos que eliminem as bactérias na pré-lavagem como por ex a mistura de vinagre de álcool e bicarbonato de sódio, e evitar repeti-las mais de 1 vez ante de lavar;
- Preferir utilizar roupas de algodão, mais fresca e evitar tecidos sintéticos;
- Usar sprays e talcos antitranspirantes ou antibacterianos para os pés, sempre esfoliar os pés e deixar de molho no bicarbonato antes da esfoliação ajuda muito.
- Apostar numa alimentação apropriada. temos o e-book (TRATE A BROMIDROSE COM ALIMENTAÇÃO E HÁBITOS CORRETOS) que trata exclusivamente desse assunto para auxiliar no controle da bromidrose. Baixe seu e-book gratuito aqui agora.
Creme noturno para bromidrose
O creme noturno Bloqmax também é indicado para casos de bromidrose. Ele controla o mau odor das axilas e virilhas. Para isso, deve ser aplicado na região do mau cheiro durante a noite, antes de dormir.
Bloqmax Bromiose – spray para os pés
é indicado para chulé, Bromidrose plantar. Especialmente projetado para manter seus pés limpos, frescos e secos.
Controlando o mau cheiro forte e persistente, provocado pela Bromidrose plantar, e suor excessivo.
Com apenas algumas borrifadas, você pode eliminar bactérias e fungos causadoras do mau odor,
e manter seus pés secos e confortáveis o dia todo.
Sabonete em gel Bloqmax
É indicado para o controle da acne e bromidrose, tratando a oleosidade excessiva da pele e
bactérias e fungos causadores do mal odor corporal excessivo
aplicar diariamente nas axilas, virilhas, mama, pescoço, costas e rosto ou outras regiões corporais afetadas pela acne e ou bromidrose.
A bromidrose é uma doença e como tal não deve ser usada como forma de bullying, ninguém merece passar por uma situação constrangedora como essa, pois afeta diretamente o emocional e a vida social do portador, além do mais bullying é crime, passível de pena e multa. Portanto, compartilhe esse conteúdo com seus amigos, para que o problema se torne conhecido e não seja tratado como falta de higiene pelos leigos.
Não se sinta mal por isso, existe tratamento e controle e se você seguir essas dicas irá ter qualidade de vida e terá mais chances de desfrutar de uma rotina normal
Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais e não deixe de colocar seu comentário.