Naturalmente, quando estamos expostos a situações estressantes, ansiosas ou em ambientes calorentos, nós suamos. Essa é uma ação normal do nosso corpo para controlar a temperatura do nosso organismo. No entanto, às vezes, juntamente com a transpiração, pode surgir o mau cheiro característico da bromidrose.
Nessas situações, para algumas pessoas, basta tomar um bom banho para eliminar o odor desagradável. Mas nem todos os casos de bromidrose são acompanhados de suor excessivo. Então, para muitas outras, a realidade é bem diferente.
Quem tem bromidrose, precisa enfrentar desafios diários. Embora essa condição não seja grave, ela causa muito constrangimento e desconforto social.
Infelizmente, quem sofre com esse problema escuta e lida com comentários depreciativos. Isso porque, por falta de informação ou até mesmo por má intenção, muitas pessoas associam a bromidrose à falta de higiene.
E isso não é verdade já que, a fim de reduzir e eliminar o mau odor, quem tem bromidrose está sempre procurando, comprando e testando produtos que possam dar um fim no mau cheiro.
Muitas vezes, por desespero de, muitas vezes, não encontrarem artigos que solucionem esse problema, muitas pessoas com essa condição recorrem a alternativas que podem ser ainda mais para o corpo. Por isso, é preciso ficar atento em relação a isso.
Independente de qual tipo seja, a bromidrose afeta relacionamentos. Sabendo disso, decidimos abordar um pouco mais sobre essa questão e como ela pode ser amenizada e, em muitos casos, tratada. Vamos lá?
Baixe o e-book “Trate o mau odor corporal com a alimentação e hábitos corretos” gratuitamente
O que é bromidrose?
Certamente, você já ouviu os termos bem populares “cecê” e “chulé”. Eles são utilizados para se referirem, respectivamente, ao mau cheiro nas axilas e nos pés. Em palavras não tão informais, isso significa bromidrose axilar e bromidrose plantar.
Além disso, outras regiões também podem ser afetadas pelo mau cheiro característico dessa condição. Uma delas é a virilha. Mas você sabe o que é bromidrose? Qual a principal causa? Não? Não tem problema! Vamos explicar tudo o que você precisa saber.
Em nosso corpo humano, temos dois tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas e as apócrinas.
As écrinas estão em toda a superfície da pele e funcionam liberando uma solução salina composta por água e sais minerais, conhecida como suor. Este, por sua vez, tem função termorreguladora. Sendo assim, praticamente não exala cheiro.
Já as glândulas apócrinas são diferentes. Elas desenvolvem-se em algumas regiões do corpo, como as axilas, área genital, couro cabeludo e ao redor dos mamilos. No caso delas, o suor secretado é eliminado através dos folículos pilosos.
Dessa forma, além de água e sais minerais, restos celulares e do metabolismo também são excretados. Quando expostos a bactérias e fungos, em ambientes úmidos e quentes, surge o mau cheiro. Essa decomposição de suor e restos celulares é nomeada de bromidrose.
Entretanto, alguns fatores podem influenciar muito na produção do suor. Alguns deles são:
- Má alimentação
- Uso de roupas apertadas
- Utilizar tecidos grossos e calorentos
- Consumo de bebidas alcoólicas
Como a bromidrose afeta relacionamentos?
Infelizmente, a bromidrose é uma condição que nem todo mundo sabe o que é. Sendo assim, muitas pessoas relacionam esse problema com falta de higiene pessoal e asseio.
Por causa disso, a maior parte das pessoas que têm bromidrose já ouviu algum comentário depreciativo ou passou por alguma situação constrangedora.
E isso piora ainda mais se o discurso for proferido de alguém que ela conviva diariamente e admire, como um chefe, namorado ou pais. Independente de qual relação seja, é evidente que isso traz prejuízos à saúde mental e emocional para a pessoa que ouve.
Assim sendo, não é incomum vermos quadros de bromidrose somados à depressão e ansiedade. Nessas situações, isso piora ainda mais a questão do mau cheiro.
Ademais, existe – e muitos! – casos de pessoas que saíram do colégio ou pediram demissão por conta do problema do odor desagradável.
No mais, lamentavelmente, também existem aquelas pessoas que fazem comentários negativos com a justificativa que estão criticando construtivamente. No entanto, estão bem longe disso.
Então, caso você seja esse tipo de pessoa: evite. Isso não é necessário. Quem tem bromidrose já passa por situações bem chatas socialmente.
Já, se você for a pessoa que tem essa condição, tenha em mente que a culpa não é sua. Tente ficar perto e se aproximar de pessoas que sejam a sua rede de apoio.
No mais, caso possa, procure um profissional, como psicólogo, que possa te auxiliar na melhoria da autoestima ou de outros casos.
Faça o teste agora, online e gratuito: “Você realmente tem bromidrose?”
Qual o melhor tratamento para a bromidrose?
A melhor tática de como tratar a bromidrose nas axilas, na virilha e nos pés é controlando o suor. Sendo assim, algumas medidas são essenciais para amenizar e, em muitos casos, solucionar esse problema.
- Mantenha uma alimentação saudável rica em frutas, vegetais e alimentos corretos e ricos em clorofila
- Consuma mais água
- Use desodorantes antitranspirantes
- Evite roupas com técidos sintéticos
- Não utilize peças de roupas com tecidos sintéticos
- Utilize sabonetes antissépticos
Desodorante para bromidrose
Por mais que muitas pessoas confundam, antitranspirantes e desodorantes são diferentes.
Enquanto o desodorante controla as bactérias que causam mau cheiro nas axilas, o antitranspirante evita a produção excessiva de suor. Por isso, no caso da bromidrose, uma boa alternativa é usar desodorante antitranspirante.
Um desses disponível no mercado é o desodorante intensive para bromidrose Bloqmax. Ele é exclusivamente indicado para essa condição. Esse produto não mancha as peças de roupas e nem tem cheiro.
O desodorante intensive Bloqmax deve ser usado todo dia pela manhã. Ou 2 vezes al dia se necessario, Pode usar seu desodorante comum do dia a dia por cima caso deseje uma fragrancia perfumada, pois o bloqmax não interfere no cheiro.
Creme noturno para bromidrose
O creme noturno Bloqmax também é indicado para casos de bromidrose. Ele controla o mau odor das axilas e virilhas. Para isso, deve ser aplicado na região do mau cheiro durante a noite, antes de dormir.
Bloqmax Bromiose – spray para os pés
é indicado para chulé, Bromidrose plantar. Especialmente projetado para manter seus pés limpos, frescos e secos.
Controlando o mau cheiro forte e persistente, provocado pela Bromidrose plantar, e suor excessivo.
Com apenas algumas borrifadas, você pode eliminar bactérias e fungos causadoras do mau odor,
e manter seus pés secos e confortáveis o dia todo.
Sabonete em gel Bloqmax
É indicado para o controle da acne e bromidrose, tratando a oleosidade excessiva da pele e
bactérias e fungos causadores do mal odor corporal excessivo
aplicar diariamente nas axilas, virilhas, mama, pescoço, costas e rosto ou outras regiões corporais afetadas pela acne e ou bromidrose.
Assim como o desodorante intensive para bromidrose, o creme noturno, o spray para os pés e o sabonete em gel também controlam o mau cheiro nas axilas, virilhas e em outras regiões, como mama e pescoço.
Isso porque todos tem ação antisséptica que impede a proliferação e elimina 99% de fungos e bactérias. Estes são os principais agentes causadores do odor desagradável. E retira a oleosidade causada pelas glândulas presentes nas axilas e virilhas. Essa oleosidade que alimenta os micro organismos e impulsiona a proliferação.
O desodorante intensive é um produto sem cheiro, não tem problema utilizar com desodorantes comuns do dia a dia.
Ambos os produtos juntos são responsáveis por eliminar 99% dos fungos e bactérias e são resolutivos em 89% dos casos mais severos de bromidrose.