Muito provavelmente você já ouviu aquela expressão popular “a primeira impressão é a que fica”, certo? Independente de qual seja a ocasião, isso é levado a sério. Em eventos mais formais, principalmente, isso é ainda mais relevante. Então, o que fazer com o mau cheiro no ambiente de trabalho?
Alguns questionamentos são frequentes para quem tem bromidrose, pois, além do grande gasto de dinheiro com produtos, quem tem essa condição precisa lidar com situações desagradáveis. Inclusive, algumas pessoas têm dificuldade até para arranjar emprego.
Quando encontram, nem sempre são bem vindos. Às vezes, passam por isolamento social, preconceito e ouvem comentários maldosos e desnecessários que, frequentemente, são justificados de crítica construtiva.
Apesar de ser difícil, tente manter a cabeça erguida e siga seu caminho para alcançar seus objetivos! Tenha em mente que, mesmo que falem isso, você não é culpado por ter essa condição e não é menos importante para uma empresa por conta disso.
Sabendo de todas essas dificuldades, hoje, decidimos abordar um pouco mais sobre o assunto: Como lidar com o mau cheiro no ambiente de trabalho?
O que é bromidrose (mau cheiro)?
O corpo humano é constituído por sistemas complexos e que funcionam conjuntamente. Sendo assim, quando algo não está em condições normais, geralmente, o próprio organismo executa determinada atividade para se regular. Esse é o caso do suor.
Já reparou que quando estamos nos exercitando ou em ambientes bem quentes, nós suamos? Então, essa função é responsável por controlar a temperatura corporal. E ela só é possível porque nós temos dois tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas e as apócrinas.
Para muita gente, elas são iguais e exercem a mesma função, mas isso está longe de ser verdades. As écrinas estão espalhadas por toda a superfície da nossa pele.
Elas funcionam excretando o suor, uma solução composta por água e sais minerais. Assim sendo, ela é inodora, ou seja, não exala nenhum cheiro.
Diferentemente delas, as apócrinas estão localizadas em regiões bem específicas do corpo, como axilas, mamas, couro cabeludo, pés e virilha. O suor liberado por elas é eliminado pelos folículos pilosos.
No entanto, além de água e sais minerais, as glândulas apócrinas também excretam restos celulares e do metabolismo. Quando esses se encontram com micro-organismos bacterianos e fúngicos, especialmente em ambientes quentes e úmidos, o mau odor surge.
O resultado dessa decomposição de suor e restos celulares, como queratina, chama-se bromidrose. Essa condição se caracteriza, principalmente, pelo mau cheiro em determinadas partes do corpo.
Dessa maneira, o mau odor nas axilas, o famoso “cecê”, é sinal de bromidrose axilar. Nos pés, o “chulé” significa bromidrose plantar e, na virilha, o odor desagradável recebe o nome de bromidrose inguinal.
Qual é a principal causa do mau cheiro corporal?
Embora não se saiba exatamente a principal causa da bromidrose, sabe-se que alguns hábitos influenciam diretamente na questão do mau cheiro nas axilas, na virilha e nos pés. Alguns deles são:
- Má alimentação
- Utilização de roupas apertadas
- Uso de peças de roupas com tecidos sintéticos
- Consumo de bebidas alcóolicas
- Ação de alguns hormônios
- Viver sob estresse e ansiedade
- Alguns medicamentos como antibióticos
- algumas doenças, como diabetes, doença no fígado ou renal, hormonal, etc
Como controlar o mau odor corporal através da alimentação? baixe o ebook com todas as dicas de alimentação e hábitos corretos : Baixe o e-book de forma gratuita e rápida
Leia também: “Como a bromidrose afeta os relacionamentos sociais?”
Como lidar com o mau cheiro no ambiente de trabalho?
Desde sempre, vivemos em uma sociedade que cultuou e cultua o corpo e o “belo”. De uns anos para cá, com a eminência das redes sociais, isso só se intensificou.
Sendo assim, estar sempre bem na “fita” é importante e desejado por muitas pessoas. Isso é impactado diretamente pela maneira de se vestir e também o cheiro que se exala.
Por isso, independente da situação, mas, principalmente, em eventos mais formais, como uma entrevista de emprego, as pessoas escolhem as melhores peças de roupa e o melhor perfume.
No entanto, essa realidade é muito diferente para quem sofre com a bromidrose. Como o mau odor é frequente, muitos produtos não conseguem reduzir o cheiro desagradável.
E isso pode ser, e infelizmente, em muitos casos, é um impeditivo para ter uma qualidade de vida: as relações profissionais são afetadas pela bromidrose. Não é à toa que muitas pessoas não sabem lidar com o mau cheiro no ambiente de trabalho.
Além de não ser tão conhecida por todo mundo, quem sofre com o mau cheiro nas axilas, por exemplo, também precisa lidar com comentários negativos e desnecessários.
A falta de informação sobre a bromidrose é um fator para que discursos de “má higiene” sejam colocados em prática. Porém, vai além: muitas manifestações proferidas são mal intencionadas.
E essas alegações são ainda mais doídas quando vinda de pessoas que deveriam fazer parte da rede de apoio. Assim sendo, não é incomum ver pessoas com bromidrose isoladas e com quadros mais graves, como ansiedade e depressão.
Além de procurar tratamento para o mau cheiro, é importante ter a ajuda de profissionais que possam contribuir positivamente para sua saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. Não tenha vergonha: procure ajuda!
Se você for um contratante, ficar atento ao funcionário com Bromidrose (mau cheiro) para que ele não sofra bullying dentro da empresa, pois isso além de desumano é passível de processo e os envolvidos podem responder criminalmente e ainda pagar multa.
Qual o melhor tratamento para bromidrose?
clique aqui e Veja o passo a passo completo
Uma das maneiras de controlar a Bromidrose é reduzindo o suor, mas também sabemos que é comum a bromidrose seca, onde o portador não tem sudorese e mesmo assim as glândulas produzem uma secreção, dando origem ao mau cheiro. para reduzir a proliferação de bactérias e consequentemente do mau odor, deve-se:
- Usar desodorante antitranspirante de preferencia específicos para bromidrose
- Manter uma alimentação saudável
- Evitar peças de roupas com tecidos sintéticos e apertadas
- Utilizar sabonetes antissépticos
- Pomadas para bromidrose (com prescrição médica)
- Adenectomia axilar
Produtos para bromidrose
Quem tem bromidrose, sabe como é difícil encontrar produtos que reduzem ou eliminem o mau odor. No entanto, existem dois que quem experimenta, elogia: o Bloqmax desodorante e a loção para bromidrose. Ambos podem e conseguem reduzir o mau cheiro no ambiente de trabalho.
Bloqmax desodorante intensive e creme sem cheiro
Recomendado para quem tem bromidrose, o Bloqmax desodorante intensive pode ser aplicado tanto nas axilas quanto na virilha.
Indicado para ser usado todo dia pela manhã durante a primeira semana e duas vezes na semana depois desse tempo, esse produto não mancha roupas e nem deixa cheiro nelas.
O Bloqmax desodorante juntamente com o cremenoturno para bromidrose é responsável por eliminar 99% das bactérias e fungos e resolvem 89% dos casos de mau cheiro nas axilas e em outras regiões.
Creme noturno para bromidrose
Também indicada para casos de bromidrose, o creme noturno Bloqmax controla o mau odor nas axilas e virilhas . Ele deve ser aplicado no local do mau cheiro a noite antes de dormir.
Bromiose sabonete em gel Bloqmax 120ml
É indicado para o controle da acne e bromidrose, tratando a oleosidade excessiva da pele e
bactérias e fungos causadores do mal odor corporal excessivo
aplicar diariamente nas axilas, virilhas, mama, pescoço, costas e rosto ou outras regiões corporais afetadas pela acne e ou bromidrose.
Bloqmax Bromiose – spray para os pés
é indicado para chulé, Bromidrose plantar. Especialmente projetado para manter seus pés limpos, frescos e secos.
Controlando o mau cheiro forte e persistente, provocado pela Bromidrose plantar, e suor excessivo.
Com apenas algumas borrifadas, você pode eliminar bactérias e fungos causadoras do mau odor,
e manter seus pés secos, livres do mau odor e confortáveis o dia todo.