Disseminar conhecimento sobre saúde mental sempre foi um tabu na sociedade brasileira. No entanto, pode-se notar que, nos últimos anos, esse tema passou a ser mais frequente. Apesar disso, pouco se fala de como a ansiedade causa odor nas axilas.
Quem sofre desse problema, tem constantemente crises de inseguranças, temores e preocupações excessivas, principalmente acerca do mau cheiro. Por isso, infelizmente, não é incomum vermos casos de bromidrose associados à ansiedade e a depressão.
Assim, é possível dizer que tal condição influencia diretamente no desenvolvimento e agravamento desses transtornos psicológicos. Entretanto, o oposto também acontece: a ansiedade e a depressão podem piorar ainda mais a questão do mau odor.
Quer saber como?
O que é a ansiedade e a depressão?
Em nossa sociedade contemporânea, tanto a ansiedade quanto a depressão têm sido mais frequentes.
Segundo um estudo realizado, em 2019, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que tem o maior número de pessoas ansiosas: mais de 19 milhões de brasileiros têm sofrido com esse transtorno.
Ainda de acordo com a mesma instituição, os brasileiros estão em segundo lugar no ranking das Américas com o maior número de pessoas depressivas: cerca de 5,8% dos habitantes são afetadas pela depressão ficando apenas atrás dos Estados Unidos.
Tais dados são alarmantes e preocupam. Apesar de ambos os transtornos se convergirem, a ansiedade e a depressão são doenças bem diferentes. Mas o que, de fato, são?
Você realmente tem bromidrose? Faça o teste agora, online e gratuito!
Ansiedade
Muitas pessoas podem não saber, mas a ansiedade é uma emoção natural do nosso organismo, principalmente em situações que nos coloque em risco. Sendo assim, é normal ficarmos ansiosos antes de uma prova importante ou uma entrevista de emprego.
No entanto, isso vira um transtorno a partir do momento que o medo e a preocupação se tornam excessivos e constantes. Acontecendo dessa forma, o transtorno de ansiedade interfere totalmente na vida cotidiana de um indivíduo. Os principais tipos são:
- Transtorno de pânico
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
- Fobia social
- Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
- Transtorno de estresse pós-traumático
Depressão
Considerada um transtorno crônico, a depressão se caracteriza, principalmente por tristeza profunda, angústia, perda de interessa por atividades que antes eram prazerosas, baixa autoestima e, em muitos casos, ideação suicida e pensamentos de morte. Esses sintomas podem variar entre leve, moderado ou grave.
Como a ansiedade e depressão afetam o corpo e o odor das axilas?
Embora a ansiedade e a depressão sejam transtornos psicológicos, ambas as doenças podem provocar sintomas físicos. Um deles é a questão do aumento da sudorese.
Segundo um estudo realizado em 2019, a transpiração em excesso foi sintoma de 27% dos participantes que também registraram crises de ansiedade e/ou depressão.
Por isso, é importante ficar atento aos sinais que o corpo emite, pois, em muitos casos, o suor potencializa o cheiro forte nas axilas e nas virilhas. Isso pode ser sinal de bromidrose. Mas nem todos os casos de bromidrose são acompanhados de suor excessivo.
Será que a ansiedade causa odor nas axilas e em outras regiões do corpo?
Como surge o mau odor nas axilas?
A bromidrose é uma condição que se caracteriza, principalmente, pelo mau cheiro nas axilas, a bromidrose axilar, popularmente conhecido como cecê. No entanto, não é somente nessa região que o mau odor fica evidente: além dela, as virilhas e os pés também são afetados.
Tal mau cheiro é resultado do encontro de bactérias e de fungos com a decomposição do suor e restos celulares, como queratina, especialmente em lugares úmidos e quentes, eliminados pelas glândulas apócrinas.
Estas, por sua vez, se desenvolvem em algumas regiões do corpo, como as axilas, área genital e couro cabeludo. Dessa forma, quem sofre com a bromidrose, sofre com o mau cheiro nessas regiões citadas acima.
Leia também: Como escolher desodorante para bromidrose?
Qual a relação entre o odor nas axilas e a ansiedade e a depressão?
Embora o mau odor caracterizador da bromidrose aconteça por conta dos micro-organismos (bactérias e fungos), alguns fatores e hábitos podem influenciar – e muito! – a questão do aumento da sudorese, sendo estes:
- Ação de hormônios
- Uso de medicamentos
- Consumo de bebidas alcóolicas
- Tabagismo
- Má alimentação
- Doenças como diabetes e doenças renais e no fígado
- Vestir roupas com tecidos grossos e apertadas
Além desses citados acima, crises de ansiedade e de estresse também interferem totalmente na questão da transpiração, pois, nessas situações, nós produzimos e eliminamos mais suor.
Quem sofre com bromidrose, infelizmente, passa por muitos momentos desagradáveis e desconfortáveis, principalmente, porque escutam muitas piadinhas e comentários negativos associando à condição a falta de higiene. Porém, isso não é verdade.
Justamente por conta disso, muitas pessoas que têm essa condição acabam se privando de frequentar determinados lugares e de participar de certos vínculos sociais e profissionais. Isso faz com que gere e/ou piore quadros de ansiedade e depressão.
Dessa maneira, é corretor dizer que ansiedade não causa odor nas axilas, mas ela intensifica a sudorese e, consequentemente, mais proliferação de bactérias e fungos, agentes causadores do mau cheiro.
Assim, é importante salientar que um dos principais métodos para melhorar e tratar quadros de transtornos psicológicos é justamente fazendo psicoterapia. Você pode ficar com vergonha de conversar sobre a bromidrose, mas é necessário. Procure ajuda!
Baixe o e-book “Trate o mau odor com a alimentação”
Métodos de tratamento para bromidrose (odor nas axilas)
A melhor forma de tratar a bromidrose é controlando o suor para que, consequentemente, diminua a disseminação de bactérias e reduza a questão do mau cheiro.
Para isso acontecer, há várias medidas que devem ser feitas para que o tratamento para bromidrose seja o melhor possível:
- Mantenha hábitos de vida saudáveis
- Use sabonetes antissépticos
- Vista roupas mais folgadas e com tecidos mais leves
- Utilize desodorante para bromidrose
- Em casos mais graves, há a opção de cirurgias como simpatectomia e adenectomia
Produtos para bromidrose (odor nas axilas)
Bloqmax desodorante intensive
Recomendado para casos de bromidrose, o Bloqmax desodorante deve ser usado pela manhã e se necessário reaplicar a tarde.
benefícios que ele traz:
- Acaba com o mau odor persistente nas axilas em poucos dias
- Não mancha a roupa
- Combate o mau odor na região da virilha e contém hidratante na composição
- Devolve sua autoestima e liberdade de estar com amigos ou no trabalho
- Trata a raiz do problema eliminando 99% dos fungos e bactérias
- Não tem cheiro e, por isso, pode ser utilizado com outros desodorantes comuns
- Tratamento de ação progressiva de mínimo de 1 mês
Creme noturno Bloqmax para bromidrose
Também indicada para bromidrose, o creme noturno é responsável por controlar o mau odor nas axilas e virilhas. Para obter esse resultado, ela deve ser aplicado nas regiões durante a noite, antes de dormir.
não resseca, não arde, não mancha roupa e além de tratar o mau odor, também hidrata a região. aplique nas axilas, virilhas, mama ou pescoço.
Bromiose sabonete em gel Bloqmax 120ml
É indicado para o controle da acne e bromidrose, tratando a oleosidade excessiva da pele e
bactérias e fungos causadores do mal odor corporal excessivo
aplicar diariamente nas axilas, virilhas, mama, pescoço, costas e rosto ou outras regiões corporais afetadas pela acne e ou bromidrose.
Bloqmax Bromiose – spray para os pés
é indicado para chulé, Bromidrose plantar. Especialmente projetado para manter seus pés limpos, frescos e secos.
Controlando o mau cheiro forte e persistente, provocado pela Bromidrose plantar, e suor excessivo.
Com apenas algumas borrifadas, você pode eliminar bactérias e fungos causadoras do mau odor,
e manter seus pés secos, livres do mau odor e confortáveis o dia todo.